quarta-feira, 18 de março de 2015

Lavajatômetro (I)
                                                             
A inauguração do National debt clock, em Nova Iorque, em 1989,
que exibe a evolução do déficit público norte americano em tempo real,
desencadeou uma onda de medidores semelhantes, sobre assuntos diversos.
No Brasil, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo é,
possivelmente, o mais conhecido deles.

Para cooperar com quem não quer perder as contas das empresas que respondem a processos administrativos de responsabilização instaurados pela CGU, apresentamos o “Lavajatômetro”. Acompanha um breve trecho do credo corporativo de cada uma delas, publicado pelas próprias.

blog do professor paulo márcio
economia&arte

coluna EMPRESA-CIDADÃ
Quarta-feira, 18 de março de 2015
Paulo Márcio de Mello*


As empresas seguintes (em ordem alfabética) são alvo de processo administrativo de responsabilização por parte da Controladoria Geral da União (CGU), por suspeita de envolvimento na operação “Lava Jato”. Não perca as contas.

1. Alumni Engenharia.
(Site não encontrado)

2.Andrade Gutierrez.
Em www.andradegutierrez.com.br, constam os “12 princípios que expressam o modo Andrade Gutierrez de ser e produzir”, a saber.

(1)“Dedique-se à gente”; (2)“Seja meritocrático”; (3)“Tenha espírito de dono”; (4)“Pense grande”; (5)“Busque o autodesenvolvimento”; (6)“Faça e exija tudo bem feito e com qualidade”; (7)“Trabalhe de forma produtiva”; (8)“Entenda profundamente nossos clientes e transforme isso em valor”; (9)“Cultive relacionamentos de longo prazo”; (10)“Cultive e proteja nossa reputação”; (11)“Lute incansavelmente por rentabilidade”; e (12)“Defenda e dissemine nossa cultura, todos os dias, em todas as suas ações.”

3.Camargo Corrêa.
Em www.camargocorrea.com.br, Código de conduta empresarial, estão os “valores permanentes que o Grupo Camargo Corrêa adota”, “originários da sua história e de sua prática”. (1)“Respeito às pessoas e ao meio ambiente”; (2)“Atuação responsável; (3)“Transparência”; (4)“Foco no resultado”; e (5)“Qualidade e inovação.”

4.Engevix.
Em www.engevix.com.br, Política, a empresa afirma que seu compromisso é “compatibilizar suas atividades com a melhoria contínua da qualidade, prevenção de impactos ao meio ambiente, riscos de segurança e a melhoria da saúde ocupacional, sempre de forma continuada, através de ações promovidas junto a sua força de trabalho e a seus associados, fornecedores, parceiros e terceiros, respeitando os direitos humanos e promovendo o desenvolvimento sustentável. Este compromisso implica no cumprimento da legislação, das normas e dos requisitos contratuais, de acordo com os seguintes princípios: (1)“Satisfação de clientes”; (2)“Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente; (3)“Educação e Motivação”; (4)“Responsabilidade e Integridade; (5)“Redução e Prevenção”; e (6)“Melhoria Contínua”.

5.Fidens Engenharia.
Em www.fidens.com.br, Política, a empresa relaciona como seus compromissos (1)“Surpreender positivamente o cliente, através da realização de projetos eficazes e eficientes; (2) “Gerar o lucro planejado, garantindo o retorno aos acionistas e o reconhecimento pelos serviços realizados; (3)“Manter a equipe de colaboradores comprometida e valorizada, com acesso à tecnologia de ponta; (4)“Preservar a saúde ocupacional de todas as pessoas que interagem com seus processos, prevenindo incidentes físicos e controlando os riscos do ambiente de trabalho; (5) “Minimizar os impactos ambientais significativos, por meio da prevenção da poluição e da racionalização da geração de resíduos e do consumo de insumos relativos às suas atividades; (6)“Atender à legislação vigente de segurança, medicina do trabalho, meio ambiente e outros requisitos aplicáveis e/ou subscritos pela empresa; e “Promover a melhoria contínua dos sistemas de gestão.

6.Galvão Engenharia.
Em www.galvão.com/missaovisaoevalores, o grupo enuncia como seus valores (1)“Valorização das pessoas”; (2) “Gestão ágil e compartilhada”; (3) “Excelência no serviço ao cliente”; (4)“Compromisso com resultados”; (5) “Responsabilidade com o meio ambiente e a comunidade”; (6)“Promoção da saúde e segurança”; e (7)“Compromisso com a transparência e com a ética.”

7.GDK.
Em www.gdksa.com/culturacorporativa, a empresa exibe como seus valores (1)“Compromisso - Cliente, sociedade, fornecedores e colaboradores; (2)“Qualidade - Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Produto; (3)“III. Ética - Na conduta e no Relacionamento”; e (4) Humildade - Comportamento e Solicitude.

8.Iesa Óleo e Gás.
Em www.iesa.com.br, Identidade estratégica, o grupo identifica três “valores essenciais”, derivados de compromissos. (1)“Assegurar a excelência no desempenho, garantindo um padrão de atendimento que satisfaça, plenamente, às expectativas do cliente – interno e externo – constitui pré-requisito eliminatório da entrada e permanência de qualquer colaborador nos nossos quadros”. O valor essencial decorrente é “compromisso com a qualidade, segurança, meio ambiente, com a saúde no trabalho e com a responsabilidade social”; (2) “A postura digna e respeitosa nas relações com todos os públicos-alvo objetos de nossos relacionamentos deve caracterizar-se como um positivo diferencial do profissional da Iesa Óleo&Gás. Disso, não abriremos mão!”. O valor essencial decorrente é “respeito profissional”; e (3) “O zelo eo respeito no trato com a reputação institucional e com os propósitos da Iesa Óleo e Gás devem representar pontos de ‘não-transigência’ do comportamento de nossa equipe”. O valor essencial decorrente é “comprometimento com a imagem do negócio.”

(Continua com Mendes Junior; OAS; Odebrecht; Odebrecht Ambiental; Odebrecht Óleo e Gás; Promon Engenharia; Queiroz Galvão; Sanko Sider; SOG Óleo e Gás; e UTC-Constran. Por enquanto...)

Paulo Márcio de Mello
Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

A coluna EMPRESA-CIDADÃ é publicada, desde 2001, toda quarta-feira,
no centenário jornal Monitor Mercantil (www.monitormercantil.com.br).
São mais de 600 edições apresentando casos de empreendedores e empresas,
pesquisas, resenhas, editais ou agenda, relativos à sustentabilidade,
à responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável.

Um comentário:

  1. Professor, a primeira empresa é a Alumini Engenharia e seu site é http://www.aluminieng.com/index.asp.

    ResponderExcluir