quarta-feira, 17 de julho de 2013

Parceria para a sustentabilidade
 
                                                                                       
coluna EMPRESA-CIDADÃ
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Paulo Márcio de Mello*
 
      As empresas avançam em medidas relacionadas à sustentabilidade. A Coca-Cola Company e o World Wildlife Fund (WWF) anunciaram novas metas, consolidando a parceria firmada em 2007, com vistas à gestão de sustentabilidade desta corporação. As metas estão direcionadas para o uso da água, energia, embalagens e para fontes sustentáveis de ingredientes agrícolas, até 2020.
 
      O anúncio reitera a incorporação da dimensão ambiental na gestão estratégica da empresa, destacado pelo presidente da Coca-Cola Company, Muhtar Kent, ao afirmar que “na Coca-Cola, estamos profundamente comprometidos a trabalhar com parceiros para resolver nossos desafios ambientais coletivos e para gerir responsavelmente os recursos do planeta.” Acrescentou que “enfrentamos um mundo com recursos limitados e crescentes exigências na demanda global de alimentos e água, portanto, devemos procurar soluções que impulsionem o benefício mútuo para os negócios, comunidades e natureza. Trabalhar com o WWF continuará desafiando a nossa empresa para avançar com os nossos programas de sustentabilidade, e a expertise do WWF será fundamental para atingir nossos objetivos de desempenho ambiental, alguns dos quais a organização nos ajudou a estabelecer.”
 
      O presidente do WWF, Carter Roberts, "continuar com os negócios como de costume coloca tudo em risco, incluindo a viabilidade dos próprios negócios. Esses problemas só podem ser resolvidos trabalhando juntos, e nosso trabalho com a Coca-Cola provou que a colaboração pode ampliar e acelerar o impacto que precisamos”.
 
      A Coca-Cola e o WWF desenvolveram novas metas ambientais de sustentabilidade para a corporação e os seus cerca de 300 parceiros engarrafadores, em mais de 200 países. As metas referem-se a melhorar a eficiência da água em 25%, complementando a melhoria de 21,4% na eficiência do uso da água, alcançada de 2004 até 2012.
 
      Referem-se também a manutenção de sistemas de água doce saudáveis e resistentes, em 11 regiões-chave, incluindo as bacias do Amazonas, Koshi, Mekong, Rio Grande/Bravo, Yangtzé e Zambeze; a captação da Grande Barreira de Corais e Recife Mesoamericano e regiões relevantes em Amur-Heilong e na Mata Atlântica.
 
      Referem-se ainda à redução das emissões de CO2 da bebida em 25%. A empresa pretende reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa de sua cadeia de valor, fazendo reduções importantes da pegada de carbono em seus processos de fabricação, formatos de embalagens, frota de entrega, equipamento de refrigeração e abastecimento de ingredientes.
 
      Outras metas anunciadas são as de abastecer responsavelmente o material para a embalagem PlantBottle™, trabalhando para avaliar o desempenho ambiental e social dos materiais à base de plantas para seu uso potencial em embalagens renováveis. Isso poderá contribuir para que a empresa cumpra a meta de utilizar até 30% de material à base de plantas em todas suas garrafas de plástico PET até 2020.
 
      Abastecer de maneira sustentável os ingredientes agrícolas chave, abastecendo de forma sustentável seus ingredientes, incluindo cana-de-açúcar, beterraba, milho, chá, café, azeite de palmeira, soja, fibra de celulose e papel e laranjas. A empresa também estabeleceu diretrizes para agricultura sustentável.
 
      Repor 100% da água usada, retornando a água tratada de seus processos de fabricação para o meio ambiente com qualidade para suportar a vida aquática, mantendo projetos de água comunitária com parceiros em mais de 100 países. Estima-se que o trabalho de reabastecimento totaliza 52% do volume de produto, através de 468 projetos.
 
      Alcançar a taxa de recuperação de 75% das garrafas e latas em mercados desenvolvidos, atuando com a indústria de bebidas e organizações locais para aumentar a recuperação e a reciclagem nos mercados em desenvolvimento. A empresa continuará reduzindo a quantidade de materiais e energia utilizados na embalagem e continuará usando conteúdo reciclado e renovável.
 
      A parceria entre a Coca-Cola e o WWF permitiu incrementar a eficiência de água da empresa em mais de 20%, evitar a emissão de 5 milhões de toneladas métricas de CO2 nas operações fabris globais e promover a agricultura mais sustentável na cadeia de suprimentos.
 
      A empresa posiciona-se assim para enfrentar desafios como o das restrições prováveis ao seu principal ponto de vendas, as lojas de fast-food, e investe em alternativas percebidas como mais saudáveis.

Paulo Márcio de Mello
Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

 

A coluna EMPRESA-CIDADÃ é publicada, desde 2001,
toda quarta-feira, no centenário jornal Monitor Mercantil (www.monitormercantil.com.br).
Através dela, são apresentados conceitos relativos à responsabilidade social,
casos de empreendedores e empresas, pesquisas, resenhas ou agenda.

6 comentários:

  1. É interessante ler sobre empresas que se aproximam de grupos ambientais. Acredito que as grandes empresas tendem a isso. É bom acreditar, pela fé, rsrs que elas não visam apenas o interesse político. O uso consciente de recursos afeta todos nós. Sonharemos com o tempo em que a sustentabilidade vire pauta em reuniões de todas as empresas.

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  2. É Parceria muito positiva, pois as indústrias são os maiores vilões impactos ambientais.
    A Coca-Cola Brasil dá o primeiro passo rumo à garrafa sustentável do futuro e torna-se pioneira no lançamento da PlantBottle na América Latina.

    ‘’Cadeia de suprimentos e sustentabilidade A cana-de-açúcar utilizada para produzir as garrafas PlantBottle provém de fornecedores auditados, que utilizam essencialmente a irrigação natural (chuva) e a colheita mecânica. No Brasil, 99,7% dos campos de cana-de-açúcar estão a pelo menos 2.000 km da Amazônia.
    A Coca-Cola Global, assim como a Unica, trabalha com o WWF no programa Better Sugar Initiative, que busca reduzir impactos ambientais e sociais da produção de cana e seu processamento primário. A empresa também aderiu à Sustainable Agriculture Initiative, criada pela indústria alimentar para compartilhar conhecimentos e apoiar o desenvolvimento e implementação de normas internacionais, que envolvam a cadeia de suprimentos agrícolas em direção a uma agricultura sustentável. ’’

    http://sustentabilidades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=59:coca-cola-elabora-garrafa-de-cana-de-acucar-plant-bottle&catid=3:noticias

    Elisangela Ramos

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  3. Acredito que essa seja uma das primeiras demonstrações de que as grandes empresas começaram a entender que o modo de operação atual, em relação ao ambiente, é insustentável e tende a danos drásticos no planeta. Acredito que essa seja a perspectiva pro futuro, onde as grandes empresas não deixam de exercer o seu negócio, mas utilizam os seus recursos para ao menos neutralizar os seus efeitos nocivos ao ambiente atraves de parcerias como essa representada pela Coca Cola.

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  4. Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental das corporações é o tema a ser explorado no momento. Acredito que seja uma parceria positiva , uma iniciativa válida para o surgimento de novas frentes e para uma mudança de paradigma comportamental das grandes instituições referente a questões ambientais. Entretanto, não posso deixar de mencionar que o consumo em excesso da Coca Cola traz uma série de malefícios para a saúde dos ser humanos. Cabe a nós julgarmos e decidir se esses tipos de parcerias são realmente eficazes ou deveriam atuar de uma maneira mais agressiva na sociendade.

    André Prudente

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  5. É muito bom saber que grandes empresas estão empenhadas no que diz respeito a sustentabilidade, pois sabemos que elas são as grandes causas dos impactos ambientais.
    Temos que cuidar, preservar o que temos hoje, pois se continuarmos com toda poluição que é causada hoje, amanhã pode ser tarde demais.

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  6. E interessante saber que mesmo em meio a essa disputa de capital, ainda ahá empresas que se preocupam com outras questões, importantes para um bom desenvolvimento socioeconômico, garantindo assim um preservação, para as gerações futuras.
    Essas empresas nos mostra que é possível haver um desenvolvimento sem deixar as questões econômicas, globais e ambientais de lado

    Nathalia Rodrigues.

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