quarta-feira, 22 de maio de 2013

Você sabe o que é sujeira? 
 
 
                                                                                                                                                           Quarta-feira, 22 de maio de 2013
coluna EMPRESA-CIDADÃ

Paulo Márcio de Mello*
 
u        Você sabe o que é sujeira e como o sabão ou detergente agem para removê-la? Com esta pergunta, Fernanda Cristina Romero e um grupo de estudantes do curso de Licenciatura plena em ciências da Unifesp iniciam as palestras que realizam em escolas públicas de Diadema (SP), com o propósito de fomentar o senso crítico sobre a exploração dos recursos naturais e sobre o desenvolvimento de modos alternativos de produção e consumo, com respeito ao ambiente. Fernanda é “Embaixadora Ambiental da Bayer”, em consequência da premiação do projeto Consumo responsável de detergentes, no Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, edição 2012.
 
u        Outras iniciativas foram premiadas, como a de Claudio Felipe Boer Cavalcante, outro embaixador ambiental, denominada Gestão do resíduo de gesso. O projeto decorre da constatação de que resíduos gerados pela construção civil representam 60% do lixo urbano e que 5% correspondem aos restos de gesso, cujo principal componente é o sulfato de cálcio. Um dos vencedores do certame de 2012, o projeto tem por objetivo contribuir para o fomento de alternativas para o reuso e reciclagem de resíduos de gesso.
 
u        Além destes, foram premiados Roger Friedrich Werner Koeppl (projeto YouGreen), Rafael Ferraz de Barros (projeto Atropelados: ecologia das estradas, para diminuir as mortes de animais silvestres nas estradas), Ricardo Thaler Beck (Cadico minhocas), Bárbara Pereira Borges (Reciclagem do óleo de cozinha), Gabriel Estevam Domingos (Reutilização de fosfogesso) e Alan Henrique Marques de Abreu (Produção de mudas).
 
u        O Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais é uma iniciativa conjunta com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), realizada, desde 1998, na Tailândia, com participação de Filipinas e Cingapura. Atualmente, é realizada em dezenove países, entre eles o Brasil, desde 2004. Podem se inscrever estudantes do ensino médio, superior ou de pós-graduação, entre 18 e 24 anos, que participem de projetos socioambientais.
 
u        Os projetos inscritos são avaliados por uma comissão, que seleciona oito deles, em duas etapas, no período de 17 de julho a 09 de setembro de 2013. Na primeira etapa, são considerados os critérios de contribuição do projeto para a preservação do meio ambiente e para a promoção do desenvolvimento sustentável; avaliação da efetiva contribuição do estudante para o desenvolvimento e sucesso do projeto; resultados ambientais e sociais obtidos ou esperados com o projeto; e possibilidade de adequação do projeto para multiplicar a experiência. Desde 2012, o voto popular pode ser atribuído pelo Facebook, resultando em um acréscimo na nota final dos participantes.
 
u        A segunda etapa do processo de seleção inclui entrevista com o estudante inscrito, teste de conhecimentos no idioma inglês, entrevista com a pessoa de referência indicada, apresentação de autorização para a inscrição do projeto e visita pessoal de representante da Bayer ao projeto. A premiação inclui a possibilidade de intercâmbios e a atribuição de valores correspondentes a R$ 3 mil para o 8º colocado, até R$ 20 mil para o 1º lugar. Os premiados serão conhecidos no dia 10 de setembro de 2013 e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de junho, conforme orientações disponíveis na página www.bayerjovens.com.br .
 
Coca-Cola condenada
 
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, em grau de recurso, manteve a multa de R$ 460 mil, aplicada pelo Procon à Minas Gerais Ltda., produtora da Coca-Cola. Na sessão de 14 de maio passada, o STJ decidiu pela pena por que a empresa reduziu o conteúdo envazado nas garrafas de Coca-Cola, Sprite, Fanta e Kuat, de 600 ml para 500 ml, sem informar adequadamente aos consumidores, caracterizando assim “aumento disfarçado” de preços.
 
Por considerar que os consumidores já desenvolveram o costume de levar em consideração a marca, mais do que os detalhes do rótulo, a empresa deveria ter atuado preventivamente para que a informação sobre a redução de volume fosse ostensiva, clara e precisa, zelando assim pela confiança do consumidor, conforme o relator do recurso, Ministro Humberto Martins.
 
Conheço quem ache que, pela redução do volume envazado, a empresa deveria ser premiada e não punida...
 
Paulo Márcio de Mello
Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
 
A coluna EMPRESA-CIDADÃ é publicada, desde 2001,
toda quarta-feira, no centenário jornal Monitor Mercantil (www.monitormercantil.com.br).
Através dela, são apresentados casos de empreendedores e empresas, pesquisas, resenhas, editais ou agenda, relativos à responsabilidade social, à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável.
 

Um comentário:

  1. Hoje em dia, diversos programas de pesquisa com conscientização estão sendo divulgados no Brasil. E o melhor, com a participação estudantes de ensino médio e universitários. Já ouvi falar de algumas iniciativas que buscam modos alternativos de produção para não agredir o meio ambiente. Entretanto nunca tinha ouvido falar do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais. E o que mais me interessou foi saber que eles realizam palestras em escolas publicas para aguçar o sendo critico dessas crianças e mostrar o que se deve fazer ou evitar. E isso é muito importante na formação de cada um desses alunos, pois assim eles terão um conhecimento maior sobre a responsabilidade de cada empresa e não seriam “enganados” como foi o caso da Coca-Cola em que reduziu o conteúdo das garrafas sem informar para seus consumidores .

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