domingo, 2 de novembro de 2014

Consciência de consumo
                                                             
A Pesquisa Consumo Consciente, realizada pela Shopper Experience, em parceria com a Revista Consumidor Moderno, revela as empresas mais identificadas pelo consumidor brasileiro com o conceito de consumo consciente.

blog do professor paulo márcio
economia&arte

Quarta-feira, 6 de agosto de 2014
Coluna EMPRESA-CIDADÃ
Paulo Márcio de Mello*

u      As empresas mais identificadas pelo consumidor brasileiro com o conceito de consumo consciente são Nestlé (por 26,4% das indicações dos consumidores), Coca-Cola (por 21,3% das indicações dos consumidores), Ypê (23,7% das indicações), Natura (60,8%), Electrolux (22,3%), Samsung (19,4%), Fiat (10,4%), Walmart (15% das indicações de consumidores de varejo eletro), Hering (29,2%), Pão de Açúcar (29,9%), Walmart (15,6% das indicações de consumidores de hipermercados), Ultrafarma (15%), McDonald's (10,7%), Leroy Merlin (27,8%), Mercado Livre (8,9%) e TAM (18,2%).

u      Este é um dos resultados da pesquisa Consumo Consciente, realizada pela Shopper Experience (www.shopperexperience.com.br), em parceria com a Revista Consumidor Moderno. A pesquisa realizou 1.520 entrevistas, entre homens e mulheres, das classes A, B e C, de 21 a 65 anos, residentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba.

u      Ela revelou que 63,5% dos consumidores brasileiros acreditam que o consumidor é, ele próprio, o principal responsável por atitudes responsáveis com relação ao consumo. Em seguida, consta o governo (57,2% das indicações), seguido por empresas brasileiras (46%); empresas multinacionais (45,3%); organizações internacionais (36,5%); ONGs (36,2%); países ricos (32%) e países pobres (28,1%).

u      Há alguns anos, o consumo consciente passou a ser vigorosamente empregado como instrumento de cidadania. Alguns dos melhores exemplos estão na ação do pioneiro Ralph Nader, advogado norte-americano que enfrentou grandes corporações na Justiça, com sucesso. As relações anuais das Dez Piores Empresas, publicadas pelo Multinational Monitor, passaram a ser esperadas com interesse.

u      Importantes movimentos, como o de reação contra as empresas beneficiadas com a Guerra do Vietnã, ou a luta pelos direitos civis dos afrodescendentes, ou ainda a mobilização pelos direitos da mulher, decantaram em práticas vitoriosas de consumo consciente.

u      Mais recentemente, foram incluídas entre as preocupações aspectos como a obsolescência de produtos, os processos de produção em relação ao uso da água e de energia elétrica, bem como a disposição final de produto.

u      Estas tendências são reiteradas pela pesquisa que relaciona entre as iniciativas pessoais do cidadão o cuidado contra o desperdício de água (64,1% das indicações), a reciclagem e separação do lixo (60,8%); a economia de energia elétrica (59,1%), a aquisição preferencial de mercadorias de empresas socialmente responsáveis (52,1%), o descarte de alimentos (44,3%), a compra de produtos orgânicos (42,8%), a utilização do transporte coletivo (41%) e, na hipótese da utilização de veículo particular, faze-lo solidariamente, compartilhando com caronas (40,4%), a substituição do veículo particular pela bicicleta (38,8%) e a recusa a produtos testados em animais (30%).

u      Entre outros aspectos percebidos pela pesquisa, estão a recusa de comprar por impulso (57,6%), seguida pelo uso responsável do crédito (49%), controle do endividamento (49,3%), utilização responsável do orçamento familiar (48,2%), poupança de parte dos ganhos (47,9%), solicitação da nota fiscal (37%), declaração das notas fiscais em sistemas de controle (26,4%), uso de créditos das notas fiscais para redução do ônus de impostos (28,3%) e capitalizar em fundos de previdência privada (24%).

u      Foram lembradas também o repúdio à compra de mercadorias de empresas envolvidas em casos de exploração do trabalho infantil e trabalho ou em locais inadequados (55,3%), a doação de bens não utilizados para instituições de caridade (55%), a realizar de trabalho voluntário (48,2%), a participação em projetos sociais (45,8%), a doação de dinheiro para instituições de caridade (18,3%), a participação em petições e protestos nas redes sociais (18%) e a participação em manifestações de rua (11,7%).

u      Entre os aspectos ambientais, a pesquisa apurou a preocupação com a utilização de materiais recicláveis (59,8%), a reciclagem de lixo (59%), a adoção de práticas de redução de resíduos poluentes (57%), a promoção de iniciativas de redução do impacto ambiental (54,7%), a utilização de papel reciclado/ecológico (52,3%), o investimento em inovações baseadas na sustentabilidade (49,9%), o manejo sustentável de insumos naturais (45%) e o controle do material consumido (42,1%).

u      Entre os aspectos que se destacaram na percepção dos consumidores, sobre as práticas empresariais de consumo consciente, constam a utilização de materiais recicláveis, a reciclagem de lixo, a não realização de testes em animais, a realização de programas de educação financeira voltada ao consumidor e de capacitação socioambiental para os colaboradores, doações para entidades filantrópicas, patrocínios ou apoio a projetos e causas sociais, a educação do consumidor para as práticas mais sustentáveis e evitar qualquer tipo de discriminação.

Paulo Márcio de Mello
Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

A coluna EMPRESA-CIDADÃ é publicada, desde 2001, toda quarta-feira,
no centenário jornal Monitor Mercantil (www.monitormercantil.com.br).
Através dela, são apresentados casos de empreendedores e empresas,
pesquisas, resenhas, editais ou agenda, relativos à responsabilidade social, à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável.


Um comentário:

  1. Professor, um outro professor meu me disse que o grupo de pesquisa sobre sustentabilidade da ESPM analisou diversas empresas que erguem a bandeira "sustentável". Eles constataram que 8 de 10 empresas que erguem essa bandeira, na verdade, não reciclam os materiais, apenas o separam na empresa e depois todos esse lixo acaba sendo misturado quando o caminhão de lixo chega.
    Nessa pesquisa feita pela Shopper Experience eles realmente viram se essas empresas presentes no ranking realemnte reciclam seus materiais.?

    Eliadma Parreira- Turma de Economia da Faculdade de COmunicação Social

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